HOME Institucional

Institucional

 Conheça quem somos e o que fazemos!

SOBRE NÓS

Nossa História:
 
O Pe. Jacobus Hendrikus Koopman, pároco da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no município de Itajaí (SC), em meados dos anos 70, percebeu na sua atuação a difícil realidade enfrentada por crianças e adolescentes da região, pertencentes as famílias de baixa renda. Estes eram, em sua maioria, compostos por migrantes das regiões mais pobres do estado e, mobilizados na busca de condições melhores de vida, resultava na formação cada vez maior de núcleos de pobreza.
 
Buscou, então, concretizar o ideal que pautou sua vida até os últimos dias e, em 1981 criou uma “Associação para atendimento ao menor”, junto com um grupo de pessoas da comunidade. A criação ofical dessa Associação, no entanto, só se deu em 02 de abril de 1982, após a morte do Padre Jacobus, dirigido e orientado por um grupo de casais do Bairro Fazenda com a direção inicial do casal Ivo Ramos “Kavico” e Catarina Lenir Ramos.
Inicialmente o Lar Padre Jacó tinha nome de Orfanato e de fato o era, pois acolhia preferencialmente crianças e adolescentes órfãos.

Atendendo a uma aspiração expressa pelo sacerdote impulsionador da obra, quando já doente, no período que aconteceu sua morte, a instituição foi entregue para a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora no dia 04 de fevereiro de 1990. Com o nome de Associação Pró-Menor Lar Padre Jacó, sendo um orfanato misto com regime de internato com capacidade para 25 crianças, localizada no Bairro Fazenda.
 
A partir do ano de 1995, já com a devida ampliação das dependências, foi possível iniciar o trabalho hoje desenvolvido, que se caracteriza com a perspectiva sócio-educativa, oferecendo um programa de jornada ampliada para crianças e adolescentes na faixa etária de 06  a 17 anos, atendendo atualmente à 150 crianças, adolescentes e seus familiares. Em 2014 iniciou também o programa de Educação Infantil, como unidade Salesiana conveniada à Prefeitura Municipal, atendendo hoje a 200 crianças de 4 a 5 anos no período integral e parcial.
 
Nossa missão: Acolher e Educar crianças, adolescentes e jovens, em situação de vulnerabilidade social, visando uma formação íntegra tendo como base a Pedagogia Salesiana. 
 

Formando Bons cristãos e honestos cidadãos!

Em cada jovem há uma corda que vibra para o bem!




Pastoral Juvenil Salesiana

A pastoral juvenil é a realização inculturada da missão educativa, dom carismático expresso na experiência de Dom Bosco, de Maria Domingas Mazzarello e na tradição do Instituto. É o modo típico de manifestar a atenção da Igreja para com as jovens gerações, para que Cristo cresça em seus corações e se comprometam em uma cidadania ativa.

A pastoral juvenil se coloca no horizonte eclesial do anúncio do evangelho da alegria e da dimensão social da evangelização (Cf Evangelii Gaudium n. 176-258) no mundo atual. Isto implica uma conversão pastoral que se realiza quando a comunidade educativa se põe na escuta da realidade,  abre-se ao diálogo,  torna-se disponível a reler a vida à luz do encontro com Jesus e descobre novamente “os jovens, nossa terra santa”. Conheça mais sobre a Pastoral Juvenil Salesiana: http://pastoral.rsb.org.br/

NOSSA EQUIPE



ONDE ESTAMOS



Informações de Contato

TELEFONE

(47) 3348-2121


ENDEREÇO

Rua José Copertino Chaves, 186 - bairro Fazenda - Itajaí - SC


EMAIL

adm@larpadrejaco.org.br